Existem diversas questões que são pensadas no território nacional para empreender, como as dificuldades em conseguir crédito inicial, extensão territorial, burocracia e até a falta de conhecimento básico, daí a importância de conhecer as chaves secretas do e-commerce.
Diferentemente de outros países, o ensino tradicional brasileiro não foca na arte de empreender.
Da mesma maneira que não ensina sobre gestão, Imposto de Renda, educação financeira e mais.
Portanto, é hora de quebrar essa barreira e direcionar o seu e-commerce para o sucesso.
Nesse post vamos elencar alguns itens essenciais para que o seu e-commerce possa quebrar a barreira dos R$ 50.000,00 de faturamento mensal que, a priori, pode parecer distante para alguns, porém é extremamente possível chegar nesse resultado, quando trabalhado da forma correta.
1# Tudo envolve pesquisa
Em um primeiro momento, todo empreendedor realiza algum tipo de pesquisa.
Geralmente para escolher o nicho, área de atuação, concorrentes e assim por diante.
Porém, uma chave secreta é ir além dessa pesquisa inicial, aprofundando-se mais em vários dos pontos principais.
Então, ao invés de conhecer apenas os nichos que mais vendem e escolher o seu, pesquise quais os concorrentes desse produto e outros que vendem, dores solucionadas por essa venda e mais.
Por exemplo, se o seu e-commerce vende flores.
Existem várias situações de interesse, desde casamentos, aniversários, para a rotina, dias especiais e até mesmo para situações mais tristes, como internações e velórios.
Ao mesmo tempo, pode oferecer outros produtos e serviços junto a este principal, como vasos, faixas e fitas, laços, ramos verdes, papéis de embrulho e assim por diante.
Da mesma maneira, pesquise mais sobre o seu público, descobrindo o máximo de informações sobre o cliente ideal, incluindo o comportamento, como:
Idade;
Gênero;
Localização;
Poder aquisitivo ou classe social;
Motivos de compra;
Motivos de abandono de compra;
Ao ter foco em um determinado público mais assertivo, as chances de sucesso do seu e-commerce se multiplicam, afinal você vai começar a falar especificamente com uma única pessoa, de forma mais clara e direta.
E como você já sabe, a comunicação é de suma importância para o crescimento do seu e-commerce.
2# Garantia e confiança entre as chaves secretas do e-commerce
O mercado nacional é marcado pela dúvida dos usuários, devido a vários golpes online, venda de falsificados, demora na entrega e mais.
Basta observar em sites de consumidores, como o ReclameAqui, para saber mais.
Assim, o seu negócio precisa transmitir segurança, para que o público confie no que você tem a oferecer, funcionando como uma garantia.
Por exemplo, muitas empresas oferecem condições especiais em casos de erros na entrega, produtos que chegam quebrados e outros, com uma logística reversa, por exemplo.
Mas, antes disso, o foco está na plataforma.
Logo, atualize a página sempre que necessário, tenha o certificado SSL, evite plugins que não são usados.
O uso de captcha em páginas de venda, para confirmar dados, detectores de malwares, uso de firewall e mais ferramentas podem auxiliar.
Em suma, transmite aquela primeira imagem de segurança ao cliente e isso é muito importante, assim como selos de garantia de site seguro, oferecido por empresas até mesmo como o Google.
3# Tenha uma logística de sucesso
Entre as chaves secretas do e-commerce, talvez a mais importante seja uma logística poderosa, que funcione, atenda a demanda e evite erros.
Neste cenário, a trajetória do usuário não termina com a compra, já que ainda existe a entrega e, com isso, diversos processos a serem considerados.
Ou seja, você precisa de um parceiro responsável, para que o planejamento funcione de maneira eficaz.
E, se você não sabe mais como transformar o seu empreendimento através de uma gestão simples, inteligente e acessível, a Smart Envios tem a solução ideal, que cuida desde a retirada do pedido da sua loja até a entrega ao seu cliente, e você consegue acompanhar tudo através de um simples painel.
Por isso, converse com um especialista para ter as melhores tarifas, rastreamento e customize os custos operacionais.
4# Uma das chaves secretas do e-commerce nacional é a imagem
Não é segredo que o público consome qualquer tipo de negócio a partir de uma imagem. Uma ação impulsionada com as redes sociais.
Dessa forma, cada vez mais, a maneira como você marca presença no mercado, comunica-se e apresenta-se pode influenciar diretamente nas vendas (bem como nas quedas dos números).
Em síntese, a imagem sustenta uma marca.
Isso significa que o seu negócio deve transmitir o propósito, o produto, ideais e funcionamento. Tudo com a máxima qualidade.
Também é indicado que sua marca tenha uma personalidade, fortalecendo a sua identidade, mas atenção: fique atento ao se posicionar sobre determinados assuntos, sem isentar-se e defendendo o seu futuro.
5# Educação financeira: o segredo do sucesso dos empreendimentos
Uma das principais queixas dos empreendedores é que não são capazes de alavancar os ganhos, perdem dinheiro ou que continuam sempre “parados no mesmo lugar”.
Na maioria dos casos, isso acontece devido a falta de conhecimento financeiro, que provoca um impacto em todos os setores.
A educação financeira é um dos dilemas da educação, que não são ensinados nos primeiros anos. Ou seja, só aqueles que se dedicam a estudar, dominam a temática.
Mas porque isso é tão importante?
Imagine que você está começando o seu e-commerce e precisa equilibrar os investimentos, gastos diários, caixa, notas fiscais, compras com fornecedores e assim por diante.
Sem educação financeira, tudo isso fica em desequilíbrio e, nos primeiros ganhos, você acaba gastando e ficando no vermelho.
Por isso, uma das chaves é a educação financeira, que você deve aprender, e ainda contar com profissionais qualificados que o auxiliem.
6# Planejamento e tecnologia: uma das chaves secretas do e-commerce é que os negócios não param
Investir em um bom planejamento e em novas tecnologias é essencial para continuar crescendo, elevar o faturamento rapidamente e ter resultados diários.
Em suma, o e-commerce deve ter um planejamento efetivo, sabendo quais serão os próximos passos.
Ao mesmo tempo, conhecer as tecnologias disponíveis e escolher aquelas que se adaptam ao seu negócio faz parte da ação.
Tenha em mente que investimento não se refere unicamente a valores financeiros, mas ao seu tempo, dedicação, pesquisas e mais.
Para isso, considere a jornada do seu consumidor, defina métricas de desempenho, defina objetivos e faça um diagnóstico da sua empresa.
7# Curadoria e relacionamento
Por fim, outras duas chaves essenciais para o mercado nacional são:
Curadoria: que é ajudar o cliente de acordo com as necessidades que ele tem;
Relacionamento: para transmitir segurança, confiança e proximidade.
De acordo com a CEO Vanessa Wander, da New People, esses são pilares básicos para que um e-commerce funcione.
Em síntese, considere que você precisa vender aquilo que auxilia o público, solucionando uma dor ou problema.
Como resultado, ele sente-se atendido e realizado, fidelizando e indicando o seu negócio para terceiros.
Claro que essas chaves são os primeiros passos para você crescer o faturamento do seu e-commerce, porém ao implementá-las, você pode começar a sentir a diferença logo nos primeiros meses.
E se quiser aprender mais, confira o nosso blog e tenha acesso a materiais gratuitos incríveis para solucionar desafios e dar os primeiros passos.
0 comentários