Quiz: Como otimizar a logística do seu E-commerce?

por | 10 jan 2022

Quiz: Como otimizar a logística do seu E-commerce?

Otimizar a logística do seu e-commerce não é uma tarefa fácil e ainda pode ser uma das maiores missões que você vai passar se não escolher uma plataforma que te ofereça vantagens competitivas.

Quanto tempo você perde do seu dia fazendo cotações? Seu sistema de envio é integrado com sua plataforma de e-commerce? Como é feito o rastreamento e atendimento dos pedidos já enviados?

Na hora de escolher uma solução, é importante avaliar alguns fatores importantes para o seu negócio. Afinal, não adianta vender um produto por um excelente preço, mas com frete mais caro a ponto de incitar o usuário a abandonar o carrinho. Ou conseguir fechar vendas com fretes competitivos e baratos, mas sofrer problemas com extravio de mercadoria ou dores de cabeça recorrentes com a transportadora.

 responda o nosso quiz e receba informações personalizadas para garantir um bom funcionamento da sua operação:

[QUIZ] Como otimizar a logística do seu E-commerce

O que é logística para e-commerce

Todo o processo de gerenciamento realizado para garantir que os produtos cheguem até os clientes é chamado de logística para e-commerce. Sobretudo, essa parte exige cuidado, monitoramento e muita organização.

A logística de um e-commerce envolve:

  • Receber mercadorias do fornecedor
  • Controlar o estoque de produtos
  • Despachar a compra até o cliente
  • Acompanhar a entrega até que ela chegue ao consumidor

Muitas etapas requerem atenção no meio do caminho, e caso não haja um processo definido as chances de prejudicar a experiência de compra do cliente é maior. Por isso, fique de olho e tenha a garantia de que cada etapa caminhe corretamente.

Para nos aprofundarmos neste ponto, siga a leitura, pois, no próximo tópico, vamos entender qual  é a importância da logística no e-commerce.

Principais problemas ao otimizar a logística do seu e-commerce

Mesmo com todas as dificuldades que os transportadores têm para cumprir os prazos, o cliente precisa receber seus produtos com segurança e no prazo. Com isso em mente, o seu negócio deve estar atento a outros pontos que também estão relacionados ao sucesso operacional.

Com isso, é importante analisar os seguintes pontos:

Quantos envios são feitos por dia

Como já vimos, é crucial trabalhar a certeza de que os envios chegarão até o cliente dentro do prazo, principalmente quando um segmento tem vendas com demanda maior com sazonalidade.

Sobretudo, perder o controle em processos como monitoramento de estoque, processos de separação, embalo e envio dos produtos, por exemplo, podem atrapalhar na execução das operações e espantar os consumidores. Além disso, são nestes pontos acima que tornam-se possíveis identificar quantas vezes o seu processo de envio será trilhado e quanto de demanda será esperado no seu processo interno.

Você tem o hábito de montar etiqueta manualmente para cada produto? O despacho da encomenda é feito pela sua empresa até o correio? 

Se esta é a sua realidade, chegou a hora de conhecer um pouco mais as soluções da SmartEnvios. Aqui, você envia qualquer produto para todo o Brasil sem um limite mínimo de carga, em uma plataforma totalmente integrada que te fornece recursos desde etiqueta automática até um sistema de coleta única direto no seu estabelecimento.

Valor médio dos fretes

Lembre-se sempre: o alto custo de envio é uma das principais razões pelas quais o cliente abandona suas compras, pois em alguns casos, a entrega do pedido é mais cara que o próprio produto.

Para alcançar vantagem competitiva é preciso entender qual é o melhor sistema de entrega no mercado e como isso pode influenciar na formação dos preços dos produtos. 

O Gateway de Frete, por exemplo, é uma ferramenta para gestão de contratos e tabelas de frete que possibilita maior opções de transporte e garante um cálculo mais preciso do custo de despacho.

Demora para solucionar problemas de extravio 

Casos como avaria e extravio são situações que requerem velocidade para serem resolvidas com eficiência. Um tópico importante para garantir uma taxa alta de resolução é ter relacionamento acessível com a transportadora.

Se você não tem uma equipe ou colaborador focado para desempenhar essa função de atendimento, acompanhamento e resolução de problemas, existem serviços terceirizados para te ajudar a resolver este problema! 

Na SmartEnvios, estamos sempre buscando o melhor envio de sua carga, utilizamos também os benefícios desta tecnologia. Em nosso quiz, é possível selecionar a média do valor dos seus fretes e entender um pouco mais se ele está em vantagem competitiva.

Rastreamento e atendimento dos pedidos enviados

Verdade seja dita, é muito mais produtivo dedicar o seu tempo para assuntos com alta prioridade no seu negócio, do que acompanhar diariamente o rastreamento de todos os produtos já despachados.

Atualizar informações básicas sobre o pedido e disponibilizar o código de rastreamento, é uma atividade que a maioria das plataformas já executam através de automação de e-mails e integrações. 

Mas se o seu cliente não consegue entrar em contato com você por canais corretos para atendimento personalizado sobre alguma encomenda, então chegou a hora de rever suas estratégias de relacionamento e integrações.

[QUIZ] Como otimizar a logística do seu E-commerce

Sistema de envio integrado com E-commerce

Obter opções excelentes de fretes e de diferentes transportadoras de carga integrada ao e-commerce pode ser o ponto chave para o sucesso do seu negócio.

Geralmente, as primeiras opções consideradas são os contratos com transportadoras e correios, mas hoje é possível reduzir consideravelmente os custos de fretes com o sistema de Gateway sem depender de burocracias e processos demorados que as formas tradicionais proporcionam. 

Se você chegou até aqui e ainda não conferiu o nosso quiz, clique no link abaixo e responda algumas perguntas para te ajudarmos a entender o seu próximo passo para otimizar ainda mais o seu e-commerce:

[QUIZ] Como otimizar a logística do seu E-commerce

Veja mais artigos

Deixe seu comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags do artigo

atendimento | cliente | consumidor | demanda | E-commerce | entrega | envio | estoque | experiência de compra | fornecedor | frete | gerenciamento | logística | monitoramento | operações | organização | rastreamento | sazonalidade | transporte